FANDOM


Wikipedia Logo
Este artigo se trata da versão de PlayStation. Para a versão de arcade, visite Air Combat (arcade).

Air Combat (Japonês: エアーコンバット Eā Konbatto) foi o primeiro jogo da série Ace Combat a ser lançado em um console, sendo previamente lançado apenas como um jogo de arcade. O título original japonês é Ace Combat; isso se tornou o prefixo da série até hoje.

EnredoEditar

Em 1995, forças bem armadas deram um golpe de estado e concentraram suas forças em Skully Islands, uma ilha-nação localizada no sul de Usea, rapidamente derrotando o governo. As tentativas das forças "legalistas" em tomar o controle de volta foram frustradas pelos ataques surpresas dos terroristas, impedindo qualquer chance de retaliação. Como última medida, o governo contratou os serviços do esquadrão mercenário Scarface. Em troca de seus serviços, eles seriam recompensados economicamente, além de serem reconhecidos pelo governo como "as armas mais importantes do mundo".

E então, os mercenários deram início a sua missão de libertação. Liderados por Phoenix, o esquadrão participou em várias missões ao redor do país, invadindo locais de alta importância como plataformas petrolíferas e libertaram cidades e portos militares. Eventualmente, eles chegaram na principal fortaleza inimiga em Scorpion Island, interrompendo a conexão da base com o resto da ilha ao destruir sua base aérea e a ponte.

Após uma operação de infiltração na ravina localizada no nordeste da região, as forças legalistas descobriram que os rebeldes tinham um último truque na manga: uma base de operações aérea gigante, que foi detectada se aproximando do território aliado. O Esquadrão Scarface foi despachado mais uma vez, interceptando o encouraçado acima do oceano do leste. O encouraçado foi finalmente destruído, e caiu no oceano. O governo oficial entrou em contato com Scarface e os agradeceu pelos seus esforços em libertar o país e por ajudar a restaurar o governo legítimo.

JogabilidadeEditar

Air Combat marcou o início das características de jogabilidade da série, a mais notável sendo a habilidade do avião de carregar uma quantidade irrealista de mísseis e munição. O objetivo principal do jogo é de destruir todos os alvos designados ("TGT") em cada missão. A medida em que o jogador destrói esses alvos, ele recebe créditos para comprar novas aeronaves; também existem alvos não relevantes que podem garantir créditos extras se o jogador escolher abatê-los. O jogador pode selecionar a aeronave para cada missão (veja abaixo). Devido a natureza semi-realística do jogo, é perfeitamente possível usar um avião que não é indicado para certas missões (por exemplo, utilizar um caça de ataque terrestre em uma missão de interceptação).

A partir da missão 04, o jogador pode escolher lutar ao lado de um ala. Na tela de briefing, o jogador pode dar uma das três ordens para o ala, sendo estas "Me cubra" (o avião fornece cobertura para o jogador), "Engate" (realizar o objetivo da missão) e "Cada um por si" (o ala se separa do jogador e ataca o inimigo por vontade própria).

AviõesEditar

Artigo Principal: Lista de aeronaves em Air Combat

Air Combat possui várias aeronaves a disposição. Cada avião tem forças e fraquezas diferentes e é o jogador quem escolhe qual aeronave trará os melhores resultados em cada missão. Diferente dos seus sucessores, em Air Combat aplica-se a mesmo esquema de pintura (veja a capa do jogo) para cada avião assim que for comprado.

DesenvolvimentoEditar

A produção de Air Combat começou após o lançamento do jogo original para arcade em 1993, quando a Namco ordenou o desenvolvimento de um porte do jogo para o Playstation 1. O time de programadores liderados pelo produtor Kazumi Mizuno decidiram optar por uma sequência original da versão de arcade por conta das limitações existentes de hardware, o que tornava a replicação de um jogo de arcade impossível. As cores vibrantes do jogo, incluindo o esquema de pintura do esquadrão Scarface foram uma escolha de design intencional para salientar a sua natureza casual.[1]

As limitações técnicas impediram o time de implementar várias idéias, incluindo a habilidade de assistir a replays (que acabou sendo introduzida em Ace Combat 2) e um sistema que ao completar certas missões afetaria as operações futuras de várias formas. Um sistema de decolagem/aterrissagem estava em preparo uma semana antes do jogo ser submetido para aprovação, estando em uma condição quase funcional após três semanas. Como resultado, as versões do jogo com esse sistema só ficou disponível para o time de programadores.[1]

Versão portátilEditar

Air Combat EZ Title

O menu da versão portátil deAce Combat

No dia 25 de agosto de 2005, a Namco lançou uma versão portátil de Air Combat para telefones móveis disponível para download através da "Namco Service", uma rede de distribuição de jogos feita pelo serviço de conexão móvel japonês EZweb, desenvolvido através da aplicação móvel BREW, custando 525 ienes. Essa versão é virtualmente idêntica a original, tendo como diferenças o design dos menus e do HUD. A jogabilidade é absolutamente igual, e os três níveis de dificuldade (Fácil, Normal e Difícil) podem ser selecionados. O jogo ficou indisponível após a Namco Service ter sido desligada em 2006, e ele nunca foi lançado fora do Japão.[2]

TriviaEditar

  • Air Combat é o único jogo da série Ace Combat que não tem aeronaves fictícias.
  • A história do jogo estava fortemente alterada em cópias antecipadas da América do Norte e em materiais de pré-lançamento, possuindo mais semelhanças com a versão original de arcade. De acordo com os materiais de divulgação e com as capas da versão antecipada, Scarface One é o líder de um "grupo de elite" mercenários contratados pela OTAN para combater grupos de terroristas cruéis espalhados ao redor do mundo. Portanto, o Oriente Médio estava explicitamente retratado em revistas americanas, que as comparava com o próprio jogo.
  • Air Combat é um dos vários jogos de Playstation que foram lançados em um formato de "caixa comprida", onde o disco do jogo estava dentro de caixa verticalmente alongada.
  • Existem várias opções desbloqueáveis escondidas dentro do jogo que permitem ao jogar ativar uma seleção de trapaças e o mini-game Phoenix.

GaleriaEditar

ReferênciasEditar

  1. 1,0 1,1 GamesRadar: Ace Combat 6: Fires of Liberation - "Air Combat"
  2. http://www.itmedia.co.jp/mobile/articles/0508/25/news112.html ITmedia: "ナムコ、BREW対応シューティング「エースコンバット」"