FANDOM


Ace Combat 5: The Unsung War ( エースコンバット5 ジ・アンサング・ウォー Ēsu Konbatto Go Ji Ansangu Wō, ou Ace Combat: Squadron Leader em regiões PAL) é um simulador de voo semi-realista desenvolvido pela Namco para o console PlayStation 2. O jogo é o quinto da série Ace Combat.

O jogo se passa em 2010, em Strangereal, e é contado da perspectiva do Esquadrão Wardog, um esquadrão fronteiriço de Osea lançado em meio a crescentes hostilidades entre Osea e Yuktobania. Neste conflito, os quatro pilotos do esquadrão acidentalmente concretizam a profecia de Razgriz e descobrem a sinistra conspiração que puxava as cordas por trás da Guerra Circum-Pacífica.

The Unsung War é um dos mais extensos jogos da franquia, com mais aeronaves jogáveis e missões do que qualquer outro na série, quatro alas controláveis (embora não todos ao mesmo tempo) e um grande número de cutscenes animadas. Sem contar seu predecessor, é também o jogo mais bem-recebido pela crítica de toda a franquia.

EnredoEditar

Artigo principal: Guerra Circum-Pacífica

JogabilidadeEditar

Durante o curso do jogo, os jogadores podem comprar 53 aeronaves diferentes, desde aviões reais até protótipos e aeronaves ficcionais. A maior parte destas é agrupada em "famílias", nas quais versões mais avançadas de um avião em específico são desbloqueadas após obter-se um certo montante de experiência com variantes mais simples.

Todas as aeronaves possuem esquemas de cor alternativos, que podem ser adquiridos progredindo através da história ou abatendo alvos secretos. A campanha possui 32 missões, mas devido a caminhos alternativos que podem ser tomados, apenas 29 missões podem ser jogadas em uma só campanha.

Assim como os outros jogos da série, quando os objetivos das missões são concluídos, o jogador é recompensado com créditos para comprar aviões. Completar objetivos além do requerido pela missão rende créditos extra. Além disso, completar os minigames de pousar e reabastecer em voo rapidamente também rendem créditos bônus. Diferentemente de outros jogos da série, o jogador não precisa comprar armamentos especiais, já que cada aeronave apenas tem um tipo de arma especial que é inclusa na compra da mesma.

DificuldadeEditar

O nível de dificuldade afeta o número de adversários, sua inteligência e resistência a danos, assim como o dano máximo que o jogador pode receber até ser destruído.

Do mais fácil ao mais difícil, os níveis de dificuldade são Very Easy (muito fácil), Easy (fácil), Normal, Hard (difícil), Expert (Especialista) e Ace (Ás) . Nos dois níveis mais difíceis (que não podem ser utilizados até que complete-se a campanha nos níveis de dificuldade Hard e Expert), o jogador será derrubado com apenas um míssil inimigo, enquanto na dificuldade Very Easy, vários são necessários.

Interação com os AlasEditar

Artigo Principal: Comando de Alas

Durante missões, o jogador pode dar ordens aos outros membros do esquadrão utilizando os controles digitais do DualShock 2. Os comandos são atacar inimigos à frente do jogador, concentrar-se em proteger o jogador, ou dar carta branca para atacar alvos ao redor do mapa. Quando a terceira opção é selecionada, os alas tendem a se focar nos alvos aos quais seus aviões melhor se adequam; por exemplo, se um deles estiver pilotando um caça de ataque terrestre, ele atacará mais alvos terrestres.

Similarmente, os botões para a direita e para a esquerda do direcional permitem que o jogador responda a perguntas com "sim" ou "não" feitas por NPCs durante as missões. Em geral, estas não servem propósito algum a não ser expandir a história, mas algumas missões dependem da resposta do jogador para decidir como a missão progredirá ou até mesmo qual será a próxima missão.